Concelho de Gondomar Desporto Destaque Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Reportagem

A. D. S. Pedro da Cova atravessa fase difícil e procura solução nas camadas jovens

A liderar o clube desde 2011, Carlos Rodrigues está sem soluções para o futuro da Associação Desportiva São Pedro da Cova. A sede e o estádio do clube chegaram a ser leiloados em hasta pública e os jogadores estão sem salários há meses. A única esperança da Comissão Administrativa está agora nas camadas jovens que querem dar nova vida à associação.

[caption id="attachment_2302" align="alignleft" width="436"]A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Formada em 1937, em solo mineiro, a Associação Desportiva São Pedro da Cova é hoje um clube à deriva. Comprometido financeiramente, a A. D. São Pedro da Cova compete esta temporada na Divisão Elite-Pro Nacional e está atualmente em 16º lugar.

“Tenho dúvidas que o S. Pedro da Cova consiga acabar este campeonato com as dificuldades que atravessa. Neste momento estamos em 16º lugar, com um jogo por disputar com o Leça, que também atravessa um período difícil”, lamenta Carlos Rodrigues, o líder da Comissão Administrativa que gere o clube desde 2011.

Triste com a situação a que a associação desportiva chegou, o presidente da comissão recorda ao Vivacidade a história do clube com mais de 75 anos e com um património avaliado em três milhões de euros, um valor superior aos 150 mil euros necessários para pagar as dívidas às Finanças e aos credores do clube.

Em novembro de 2013, a sede do clube e o estádio foram leiloados em hasta pública. Uma senhora da Maia acabou por comprar a sede social por 11 mil euros, mas “por um minuto” Carlos Rodrigues conseguiu evitar a venda do estádio a uma empresa de construção civil, de Lisboa. “Consegui evitar a venda do estádio por 72 mil euros, porque entreguei nas Finanças um requerimento e agora esse processo está em tribunal. Contudo, se a Câmara de Gondomar não intervir, podemos perder o complexo desportivo para as Finanças”, afirma.

Segundo Carlos Rodrigues, o requerimento serviu apenas para atrasar a penhora e tentar obter o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. Questionados pelo Vivacidade, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, e Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias, admitem a gravidade do problema, mas não prometem soluções a curto prazo.

O plantel sénior, com ajudas de custo em atraso, e cerca de 80 miúdos - benjamins e juvenis – nas camadas jovens, aguardam com ansiedade a promessa de um futuro melhor. A esperança reside agora num novo clube, fundado por dez sócios. A nova instituição, constituída a 13 de dezembro, chama-se Clube Desportivo São Pedro da Cova 1937. “No próximo ano, depois de uma Assembleia Geral aprovada pelos sócios do S. Pedro da Cova, vamos ter as camadas jovens a competir pelo Clube Desportivo São Pedro da Cova 1937, sendo que a A. D. São Pedro da Cova irá continuar de pé, mesmo que desça de divisão”, explica Carlos Rodrigues.

“Apoios financeiros são cada vez mais escassos”

[caption id="attachment_2304" align="alignleft" width="300"]A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption] [caption id="attachment_2305" align="alignleft" width="300"]Carlos Alberto, presidente da A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas Carlos Alberto, presidente da A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Apesar das dificuldades, o líder da Comissão Administrativa não vira as costas ao clube. “O meu pai era mineiro e trabalhou no subsolo deste estádio, a 200 metros de profundidade. Eu só estive afastado do clube durante três anos porque não concordava com as pessoas que o lideravam, mas quando chegou a altura de fechar as portas entendi que isso não devia acontecer”, conta Carlos Rodrigues.

Com os subsídios e a renda do restaurante sob a bancada penhorados, o clube vive agora dos contributos dos sócios e das quotas do clube. Os patrocínios são escassos e o aumento da mensalidade dos atletas levou ao desaparecimento do escalão júnior na equipa. “Hoje em dia tudo envolve custos e os pais não estão dispostos a pagar uma mensalidade. Fomos bastante prejudicados porque um escalão de juniores permitiria suprir crises no plantel sénior, mas nem isso temos”, lamenta.

Ao Vivacidade, Carlos Rodrigues admite a existência de vontade política para resolver o problema do S. Pedro da Cova. O dirigente tem mantido conversações com os autarcas da Câmara de Gondomar e realça o empenho do presidente da Câmara Municipal e da vereadora do Desporto. “Ainda não há uma solução e os apoios financeiros são cada vez mais escassos, mas acredito que é possível resolver o futuro do clube”, refere.

“Nunca fiz mal a ninguém, mas já me fizeram a mim”

[caption id="attachment_2303" align="alignleft" width="300"]Carlos Alberto, presidente da A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas Carlos Alberto, presidente da A. D. S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

A difícil situação do clube já gerou vários problemas a Carlos Rodrigues. O dirigente teve a viatura vandalizada duas vezes e apresentou queixa contra desconhecidos, na GNR de Fânzeres. “Nunca fiz mal a ninguém, mas já me fizeram a mim. Já tive uma viatura vandalizada duas vezes e outra que chegou a ser incendiada. Isto não de admite”, lamenta.

Carlos Rodrigues admite que os problemas começaram a surgir quando tomou posse, em 2011. “Vou fazer três anos de mandato e comecei a ser perseguido desde que entrei no clube, mas isso não me faz parar, até porque, sem subsídios, temos feito um trabalho que é de louvar”, conclui.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025