
O Festival de Teatro Amador de Valbom está de regresso a Gondomar. A 30.ª edição vai prolongar-se até junho e no total vão passar 10 peças pelo palco da Escola Dramática e Musical Valboense. No dia 5 de abril, a peça “Gato por Lebre”, da Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, inaugurou a 30.ª edição do Festival de Teatro Amador de Valbom (FETAV). O festival apresenta-se consecutivamente há 30 anos e, segundo Domingos Patrício, presidente da Escola Dramática e Musical Valboense, é para manter. “Temos sempre o objetivo de apresentar anualmente este festival”, diz o responsável pela organização do festival. Para esta edição, o cartaz está recheado de grupos teatrais convidados. No total serão apresentadas 10 peças de teatro, mas Domingos Patrício destaca a apresentação de encerramento, realizada pelo Grupo de Teatro da Escola Dramática e Musical Valboense. A peça “Os Emigrantes”, de Slaworir Mrojek, com versão adaptada de João Lourenço e encenação de João Ribeiro, será apresentada no dia 7 de junho.
“Considero que estamos a preparar uma peça atual e, na minha opinião, é a principal novidade do 30.º FETAV”, afirma Domingos Patrício. Os espetáculos do FETAV realizam-se aos sábados, pelas 21h45, e têm entrada gratuita.
Próximos espetáculos: “FUGA” Grupo de teatro “A Teia” - Tondela 26 de abril – 21h45 “Gandarela” Grupo Teatral Freamundense 3 de maio – 21h45 “Crimes Exemplares” Grupo Dramático de Vilar do Paraíso 10 de maio – 21h45 “Rolha no Trazeiro” Grupo de Teatro do Sporting Club Candalense 17 de maio – 21h45 “O destino morreu de repente” Os Plebéus Avintenses 24 de maio – 21h45 “Metáforas” Companhia Teatral de Ramalde 31 de maio – 21h45 “Os Emigrantes” Grupo de Teatro da Escola Dramática e Musical Valboense 31 de maio – 21h45